A maior parte de nós vive todos os dias, a toda a hora, em stress.
Apesar disso, acordamos todos os dias e dizemos a nós mesmas que hoje será diferente, mas a verdade é que pouco fazemos para lidar com essa loucura em que vamos vivendo.
Vivemos num estado de desarmonia em que não tratamos as emoções e traumas aprisionados nos nossos corpos. E como consequência, rapidamente somos accionadas e entramos numa espiral de stress e ansiedade. Isso significa que os traumas deixam uma marca física no corpo, alterando a memória e mudando a estrutura do cérebro.
O corpo não consegue distinguir entre o perigo físico ou emocional e é por isso que quando o teu cérebro pensa que estás em perigo físico, tens sintomas físicos. Isso quer dizer que as nossas células também têm memórias - não está tudo só nas nossas cabeças, está também nos nossos corpos.
O corpo acumula todas as nossas experiências, positivas ou negativas, e armazena-as.
Contudo, quase nunca tratamos das emoções aprisionadas nos nossos corpos porque muitas vezes pensamos que estão apenas na nossa mente. E assim, o que era apenas uma doença mental, rapidamente se transformar em dor crónica, ansiedade, depressão e, claro, em endometriose.
Todos os traumas e emoções estão armazenados nos nossos corpos e é por isso que é tão importante resolver os nossos “problemas” também no nível físico, de forma a acalmar o sistema nervoso. Quando o sistema nervoso está calmo, podemos nos curar melhor e pensar melhor também.
Precisamos trabalhar com os nossos corpos para avançar na vida e nos libertar das prisões em que fomos colocadas pelos outros e por nós próprias.
O trauma pode vir de todas as formas, como uma discussão com um namorado, uma promoção que querias mas não conseguiste, ou até mesmo uma separação. O trauma pode ser tão subtil que começamos a acreditar que não temos nenhum trauma porque eles não se enquadram nos eventos típicos de grandes experiências traumáticas.
Quero por isso partilhar algumas técnicas que ajudam a liberar a tensão e traumas e ajudam a relaxar o sistema nervoso, proporcionando um passo mais a caminho da cura.
Sacode o Corpo
Sacudir o corpo ajuda a descansar o sistema nervoso. Começa por sacudir os braços e depois continua a sacudir gradualmente até que todo o teu corpo comece a sacudir. Este é um ótimo exercício de libertação para fazer quando estiveres sobrecarregada ou sentires que as coisas estão fora de controlo. Podes ver um vídeo que fiz aqui.
Dança
Dançar é uma maneira incrível de movimentar a energia e sentir a liberdade do teu corpo. Basta pores a tocar a tua música favorita e dançares livremente, como se ninguém estivesse a olhar para ti. Apenas relaxa e sente a liberdade. Dança de 1 a 5 músicas e vê como o teu corpo se sente depois. Nas aulas de Dança e Movimento que dou, o poder de dançar em grupo é ainda mais potente. Podes ver um exemplo aqui
Golpes de Ataque
Nada melhor para aliviar o stress que bater nalguma coisa! Se tiveres em casa uma raquete de ténis, ela pode ajudar-te. Fica ao lado da cama ou de uma superfície macia que possas bater. Coloca a raquete em ambas as mãos e sobre a cabeça. Ao bater com a raquete na cama, verbaliza o que quer que esteja a incomodar-te. Diz isso em voz alta. Dá quantos golpes forem necessários
Respiração pela barriga
Coloque as duas mãos sobre a barriga e concentra a tua atenção nela. Ao inspirar pelo nariz, sente a tua barriga expandir-se nas suas mãos e, ao expirar, sente a tua barriga a encolher. Inspira por 5 segundos e expira por 7 segundos. Respirar pelo nariz produz mais óxido nítrico, leva mais sangue aos pulmões e tem um efeito calmante. Faz isso por 5 a 10 respirações.
Enraizamento
É a prática de se conectar com a energia da terra que ajuda a reiniciar o sistema nervoso e todo o corpo. A verdade é que a natureza cura. Sai descalça e fique de pé na relva, na praia ou na terra. Planeia 5 a 10 minutos por dia no mínimo.
Canta ou murmura
A tonificação do nervo vago activa o sistema nervoso parassimpático, o que significa que és capaz de atingir um estado mais relaxado rapidamente se o estimulares.
Algumas das maneiras mais rápidas de atingir o nervo vago são cantar ou murmurar. As cordas vocais estão ligadas ao nervo vago, então elas estimulam o nervo vago quando as usas.
Esses são o tipo de coisas que abordo no projecto RenascEndo.
Se precisares de apoio adicional para curares o teu corpo e a endometriose, este é o lugar para estares.
Comments