top of page
Foto do escritorRenascendo Cuidados Holisticos

Somos responsáveis pela nossa Doença e pela nossa Cura


A vida é construída pela nossa participação nela.

Nada é bom ou mau, duro ou mole, doloroso ou agradável por si. Tudo depende de como o vivenciamos.

O mesmo é verdade para a doença.

Uma doença é uma sequência de momentos que vivemos, durante a qual avaliamos cada partícula ínfima da vasta entrada de informação que vem em cascata de todos os cantos do nosso mundo, inclusive de nosso corpo.

Então na nossa rotina quotidiana, estamos encarregadas de cuidar de dois mundos: o pequeno mundo dentro de nós e o grande mundo à nossa volta. Sendo por isso, que a avaliação de cada detalhe “lá fora”, está acompanhada de um evento “cá dentro”.

A cada segundo, abrem-se escolhas infinitas, para alterar a forma de como vemos e percebemos o mundo, pois ele não tem outra forma senão a que lhe damos.

Criamos então nós a nossa doença? Se não a criamos estamos com toda a certeza a participar dela. E como conseguimos alterar isso? Procurando nos afastar dela, afastar da dor, deixar a dor estar lá, sossegada e quieta num canto. Ao conseguirmos isso, todo o caminho de cura é mais provável. E daí uma das ferramentas tão poderosas ser a da meditação e atingir estados emocionais e psicológicos de bem-estar, que nos permitem fazer este "desligamento".

Quando recebemos o nosso diagnóstico da doença, passamos a dar tal importância, que a tornamos algo de pessoal em nós. Ao fazermos isto, quando falamos da doença é como se estivéssemos a fazer um tipo de invocação mágica. Daí dizermos que o poder das palavras e pensamentos é tão poderoso. E é por isso que é essencial quebrar o encantamento dessa magia. A medicina convencional falha quando coloca as doenças em caixinhas com rótulos, eliminando este elemento pessoal.

As pessoas ficam horrorizadas diante da ideia de que são as culpadas pelas suas doenças. Mas nós temos de ser responsabilizadas por sermos activas na busca da nossa cura. Temos de deixar de ser Pacientes e passar a ser Interagentes.

Quando sabemos que viver de uma maneira saudável irá ajudar a impedir um enfarte ou um cancro, a endometriose, temos também de aceitar que viver de um modo errado irá ajudar a causar essas mesmas doenças, certo?

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page