top of page
Foto do escritorRenascendo Cuidados Holisticos

8 Dicas para Manteres as Resoluções de Ano Novo


Com o novo ano, podes estar ansiosa para fazer algumas mudanças. A mais comum das resoluções de Ano Novo inclui alimentação mais saudável, perder peso, praticar exercícios, gerir melhor as finanças ou parar de fumar.

Definir metas, mudar hábitos e estabelecer novas rotinas para o ano novo é uma coisa boa, no entanto se não alimentarmos a nossa motivação e foco, essas resoluções podem ficar perdidas pelo caminho.

Então, neste novo ano, talvez tenhas uma meta que gostarias de definir ou um hábito que gostaria de mudar para melhorar a tua saúde e combater a endometriose.

Neste artigo dou-te 8 maneiras de como conseguires manter a tua resolução de Ano Novo este ano. Porque sei que podes fazê-lo!


1. Reforços Positivos

Perseguir metas de longo prazo pode ser difícil quando não há motivação no curto prazo. Pensa no exemplo de tentares ter motivação para correr. No curto prazo, é muito trabalho com pouca recompensa imediata. Embora, a longo prazo, essa corrida contribua para a tua programação regular de corrida, que com o tempo contribui muito para a tua saúde.

O que precisas fazer neste cenário é tornar a corrida o mais gratificante possível, sem negar a corrida. Se queres perder peso, comer uma fatia de bolo depois da corrida não irá ajudar-te nos teus objetivos de longo prazo. Podes sim recompensar-te com uma actividade de que gostes - como ver um programa de televisão ou um presente barato.

Também podes criar pequenos “tokens” (algo simbólico de euros) e colocar por exemplo 100 tokens num frasco, retirando um de cada vez que fores correr. Depois de esvaziares o frasco, podes recompensar-te com algo um pouco mais caro. Esta é uma recompensa mais de longo prazo, mas que te pode ajudar a visualizar o teu progresso no curto prazo. Também podes usá-los para criar marcos ao longo do caminho (por exemplo, 25 tokens significa que podes comer um doce saudável).


2. Factores Externos Positivos

Trabalhar em direção aos objectivos de longo prazo pode tornar-se chato e desmotivador. Mas e se o tornares mais desejável, modificando a actividade?

Mudar alguns aspectos das tuas actividades para torná-las mais agradáveis ​​pode ajudar a estabelecer rotinas e hábitos que se adaptem melhor ao teu objetivo de longo prazo e a deixarem-te mais feliz por fazeres essa actividade, por exemplo, ouvir um podcast ou uma playlist de músicas que gostas enquanto corres!


3. Intenções de implementação detalhadas

Dizer que te vais exercitar mais este ano é vago e muitas vezes leva à falta de compromisso e de resultados. No entanto, dizer que irás fazer uma corrida de 35 minutos todas as segundas, quartas e sextas-feiras depois da reunião das 16h45 no parque é muito mais concreto e provavelmente levará a resultados.

Estabelecer um tempo, lugar e duração com antecedência fornece orientação para a execução de sua acção.

Quer se trate de finanças, dieta ou exercícios, certifica-te de criar um plano detalhado de quando, onde e como.


4. Fica focada

Uma armadilha em que algumas pessoas podem cair ao criar uma resolução de Ano Novo é que elas criam mais de uma resolução. É bom ter mais de um objectivo, mas o risco aqui é dispersares-te demasiado.

Se tiveres vários objectivos, escolhe um para te focares primeiro. Idealmente, será a meta mais simples de alcançar. Riscar uma meta da lista irá deixar-te mais motivada para seguir para a próxima.

Além disso, focar primeiro num comportamento (finanças, saúde, carreira) tem mais probabilidade de levar ao sucesso a longo prazo.


5. Começa Pequeno

Quando imaginas o teu objectivo na tua cabeça, é glorioso. És uma maratonista que não mostra sinais de cansaço ao passar pela linha da chegada. Mas é fundamental entender que o caminho até àquele momento vai exigir muito trabalho, mesmo que ao princípio não pareça.

Se decidiste que querias correr uma maratona, mas não és uma maratonista, não podes começar a correr 20 kms todos os dias. Começa por fazer pequenas corridas algumas vezes por semana. Em seguida, vai lentamente correndo por mais tempo, com mais frequência.

Isso vai de mãos dadas com as tuas intenções de implementação detalhadas descritas acima. Começa o teu plano com etapas pequenas e realizáveis ​​que são exclusivas para ti e a tua situação. Uma mudança drástica no estilo de vida muito rapidamente é uma maneira fácil de atrapalhar os teus planos.

Tu podes correr uma maratona. Só precisas trabalhar o teu caminho até lá.

6. Mudança é um processo

Pode levar mais tempo do que imaginas para estabelecer um novo hábito ou rotina. Ou para largar um velho hábito ou rotina. Os maus hábitos alimentares podem ter-se desenvolvido ao longo de anos. É irreal esperar que eles tenham ido embora e substituídos em fevereiro.

Ao te empenhares nas metas que exigem uma mudança no estilo de vida, irás provavelmente encontrar cenários que dão um passo à frente e dois para trás. E está tudo bem. Um passo em falso, um dia mau ou “falha” não define toda a tua jornada em direcção ao teu objectivo.

Aliás, seria estranho se não tivesses nenhum desafio ao longo do caminho.

Essa mudança no estilo de vida é um processo e virá com uma série de obstáculos. Superá-los e aprender com eles é apenas parte da jornada.


7. Procura apoio

Um sistema de apoio pode ajudar-te a percorrer um longo caminho. Junta-te a um grupo - online ou não - com objectivos semelhantes aos teus (por exemplo a comunidade RenascEndo no Facebook), ou encontra uma amiga com quem possas partilhar esse objectivo. Isso pode manter-te comprometida e motivada. Quando estiveres num dia mais para baixo elas podem dar-te um discurso estimulante e vice-versa.

Além disso, um grupo experiente pode dar-te orientação e permitir que melhores mais rápido do que sozinha.


8. Mantém um diário

A realidade é que a tua motivação pode começar a diminuir em março. Ou pode até passar em algum momento de janeiro. Nos primeiros dias após tomares a tua decisão, ainda terás aquela energia em relação ao teu objectivo. Mas depois de te arrastares para o ginásio algumas tardes consecutivas ou ficares sem comer fritos por uma semana, podes começar a questionar os teus objectivos.

Um diário pode ajudar-te a superar esses momentos difíceis. Também pode ser algo para olhares para trás e reflectires. Se começares o teu diário no dia 1 de janeiro, vais poder detalhar o teu objectivo e como será quando o atingires. Estas páginas podem ser revistas quando precisares de um impulso de motivação. As primeiras entradas serão também um bom lembrete de quão longe avançaste em alguns meses.

Se estiveres a ter dificuldades, um diário também pode ajudar a dar alguma perspectiva sobre porque podes estar a ter problemas - vida familiar, vida profissional, etc. - e permitir que sejas mais compreensiva contigo mesma.


Resultado

Alguns objectivos são mais fáceis do que outros, mas não importa o que aconteça, pode ser difícil mantê-los. Apenas lembra-se de ficar de olho no "prémio", aquilo que vais ganhar.


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page