Aproximamo-nos do Equinócio de Outono, que este ano chega-nos no dia 22 de Setembro.
Ao te conectares com o ritmo das estações do ano, da terra, conectas-te com os teus próprios ritmos internos, com as tuas próprias estações.
As cores maravilhosas e a energia calmante da época fazem-me acreditar que esta é uma energia muito propícia para as mulheres se reconectarem com seu corpo e a sua essência feminina.
O Outono marca as etapas de transformação da vida, a reciclagem dos elementos da Natureza e também das emoções humanas. A capacidade do Outono evocar sentimentos de contemplação diz-nos algo sobre a tendência dos processos emocionais humanos. Há algo no outono que desperta um tipo de emoção reflexiva.
Vamo-nos tornando mais introspectivas, mais desejosas de nos abrigarmo-nos nos nossos refúgio e inicia-se uma fase de transição, que se completa no Inverno, quando todos sentimos a tendência de hibernar.
Esta é uma dança entre o nosso mundo interno e externo, acompanhando os ciclos de vida e morte, luz e sombra, num movimento eterno.
Pode no entanto, não ser sempre possível fazer esse recolhimento, podemos não conseguir seguir sempre os ritmos naturais, a nossa sociedade muitas vezes não o permite, mas os nossos corpos sentem-nos mesmo assim e, se os ignorarmos por demasiado tempo, o nosso sistema imunológico começa a ficar fraco e tornamo-nos mais propensas a gripes e constipações.
Como mulheres, também passamos por diferentes "estações internas" e energias durante o mês devido ao nosso ciclo feminino, estejamos conscientes disso ou não. O nosso "outono interior" corresponde à nossa semana pré-menstrual e durante esse tempo sentimos uma necessidade de desacelerar e prestar mais atenção aos nossos desejos. Quando não conseguimos, podemos sentirmo-nos irritadas e particularmente acutilantes na maneira como pensamos e falamos com os outros.
O Outono é uma mudança, é a conclusão. É o recolher do trabalho anterior e uma preparação para o que vem a seguir.
O Outono é mágico não por mérito próprio, mas por causa das suas associações: o início das aulas, os montes de folhas, os aromas das tartes de maçã recém-assadas...Talvez sejam as noites mais frias ou o cheiro de folhas. Ou talvez seja a mudança de cores nas árvores, ou as maçãs e abóboras que vão para cima da mesa de jantar.
À medida que a energia e temperatura externas vão esfriando, sentimo-nos mais propensas a esfriar também e deixar o mundo correr sem nos incomodar muito com o que possamos estar a perder... E se desacelerar fosse a coisa certa a fazer para nós também? E se o que estivermos a perder é o encontro mais importante com nós mesmas, se continuarmos a seguir a correria do mundo? Por que não tentar e ver o que acontece?
Alinhar as nossas actividades diárias com a energia da natureza, faz com que tudo ocorra sem esforço, faz-nos sentir que aquilo que fazemos de alguma maneira está certo assim como está.
Sugestão de actividades para te alinhares com a energia do Outono de acordo com os 5 Pilares da Saúde:
Espiritual:
meditação
yoga
Social:
dar um passeio com amigos ou familiares na natureza e observar a mudança das cores, as folhas no chão
organizar uma refeição familiar ou amigos com comida da época
Físico:
introduzir frutas e legumes da época na tua alimentação: Laranja,Tangerina, Dióspiros, Romã, Maçã, Pera, Abóbora, Batata-Doce, Beldroegas, Repolho, Beterraba, Curgete, Grelos;
decorar a casa com tema outonal;
limpeza profunda à casa e prepará-la para o inverno
Emocional e Mental:
fazer uma limpeza nos sentimentos negativos. Reflecte e escreve sobre os teus sentimentos de raiva, inveja, medos, rancor, pessimismo. E analisa como podes diminuir um pouco esses sentimentos ou transformá-los em algo positivo. A técnica EFT é uma excelente ferramenta para isso.
Comments