top of page
Foto do escritorRenascendo Cuidados Holisticos

5 Posições para o Alívio das Dores Menstruais

É indiscutível que quando estamos num episódio de crise bastante forte de dores menstruais a medicação para as dores pode ajudar a reduzir a sua intensidade.


No entanto existem soluções mais naturais para ajudar com este problema. Por exemplo, a actividade física é recomendada durante a menstruação, ao contrário do que muitas vezes se pensa, uma vez que ajuda a libertar endorfinas – o analgésico natural do nosso organismo – o que significa que o exercício leve a moderado pode ajudar a reduzir as dores menstruais.


Experimenta estas cinco técnicas de yoga para reduzir as dores menstruais.


Posição da Criança

Como executar esta posição: Começar na posição de joelhos. Baixa as nádegas em direção aos calcanhares. Senta-te direita, depois expira e estica o teu corpo para baixo e para a frente, de forma a que o teu estômago fique apoiado em cima das coxas. Estica os teus braços por cima da cabeça, e pousa-os no chão, e coloca a tua testa no tapete. Permanece de olhos fechados. Deves sentir um leve alongamento nos ombros e nas nádegas, assim como ao longo da coluna e dos braços. Aguenta esta posição durante um minuto ou mais, respirando levemente. Se quiseres colocar-te numa posição mais profunda, podes abrir as ancas ao apontar os joelhos para fora numa formação em triângulo.

Para libertar a posição, usa as tuas mãos para gentilmente levantar o corpo e voltares a sentar-te nos calcanhares.

Dica: Se tens dificuldade em apoiar as tuas nádegas nos calcanhares, coloca uma manta densamente dobrada entre a parte traseira das coxas e os gémeos.


Torção Medular

Como executar esta posição: Começa por te deitar de costas com as pernas esticadas. À medida que inspiras, levanta um joelho até ao peito e alonga-o até ao teu ombro. À medida que expiras, dobra o joelho de forma a que atravesse o corpo, e deixa a outra perna estendida. Lembra-te que as tuas costas devem estar apoiadas contra o chão, e apenas as ancas devem rodar. Roda a cabeça de forma a que fique na direção oposta à direção que o teu joelho está a apontar. Agora troca de pernas. Lembra-te de ajudar o teu joelho a voltar ao centro com o teu braço. Esta posição é ótima para alongar a zona lombar e não é necessário moveres-te rapidamente.

Também é essencial que a posição seja repetida de forma igual em ambos os lados do corpo.

Dica: se tens mobilidade reduzida das ancas, podes fazer esta posição com uma almofada em baixo do joelho fletido. Se necessitares de um alongamento mais profundo, pede a alguém para te ajudar e aplicar pressão no teu joelho e ombro oposto.


Posição de Bebé Feliz

Como executar esta posição: Esta posição é óptima para esticar a coluna e aproveitar um movimento cinético natural. Deita-te de costas e eleva os teus joelhos até ao peito, com os calcanhares paralelos ao tecto. Os teus joelhos devem estar perto das axilas. Agarra as extremidades exteriores dos pés e começa lentamente a baloiçar-te de um lado para o outro e de trás para a frente.

Dica: Se esticares o queixo para cima ou os teus ombros saírem do chão por falta de flexibilidade, agarra antes os teus tornozelos ou canelas. O importante é o teu peito permanecer aberto e apoiado no chão.


Posição do Arco

Como executar esta posição: Começa por te deitar de barriga para baixo com os pés afastados na largura das ancas e os braços ao lado do corpo. Enquanto expiras, dobra os joelhos e estica as mãos para agarrar os teus tornozelos. Inspira e levanta os calcanhares para cima, levantando as tuas coxas do chão. A tua cabeça e peito irão também levantar-se do chão. Puxa os calcanhares e as coxas para cima e as omoplatas para a parte superior das costas. Olha em frente enquanto respiras calmamente. Mantém a posição por quinze ou vinte segundos. Para libertar a posição, expira e baixa devagar as tuas nádegas antes de largar os teus tornozelos e apoiar as pernas e pés no chão. Volta à posição inicial e relaxa.

Dica: Não pratiques esta posição se tens alguma lesão na zona lombar ou no pescoço, assim como se tiveres tensão arterial baixa ou elevada.


Posição do Camelo

Como executar esta posição: Ajoelha-te no chão, com os teus joelhos separados ao nível das ancas. Coloca as mãos nas ancas. A parte superior dos pés deve estar apoiada no chão. Alonga a coluna e inclina-te para trás, colocando as mãos nos calcanhares. Se for difícil tocar nos pés, dobra os dedos dos pés para elevar os calcanhares. Para um alongamento mais profundo, levanta um braço junto à orelha enquanto seguras o teu calcanhar com a outra mão. Aguenta a posição durante duas respirações, e depois troca de braço. Aguenta esta posição durante cinco respirações.

Dica: Tem cuidado para não inclinares a tua cabeça demasiado para trás e lesionares o pescoço. Mantém o pescoço alongado e numa posição confortável durante toda a posição.


As posições de yoga, como as cinco descritas acima, ajudam a aliviar as dores menstruais através de alongamentos. Contudo, deves ter em conta que as posições de yoga que envolvam inversão (quando a pélvis é erguida acima da cabeça) não devem ser feitas durante o período menstrual. Acalma-te quando estiveres a praticar as posições para alivar as dores menstruais e concentra-te na respiração e em relaxar. Após esta práctica, um banho relaxante pode ajudar a aliviar ainda mais as dores e a sentires-te melhor.

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page