Sabemos que muitos dos casos de melanoma é causada, pela superexposição à luz solar, e por isso é de extrema importância a utilização de protectores solares quando estamos expostos ao sol.
Mas infelizmente os protectores solares convencionais são agressivos para o meio ambiente, alteram o sistema endócrino, e podem não proteger contra o cancro de pele com a eficácia que seria esperada. Ao mesmo tempo tempo, podem ter propriedades cancerígenas, e alguns dos ingredientes dos filtros solares convencionais podem ser neurotoxinas.
Por estas razões o teu protector solar pode estar a contribuir para a evolução do teu quadro de endometriose.
Os ingredientes activos da maioria dos protectores solares têm sido associados a hormonas desequilibradas, partos prematuros, aumento do risco de cancro de mama, ovário e próstata e interrupção da função endócrina normal. Em altas concentrações, ingredientes como a oxibenzona podem ter efeitos neurotóxicos .
Por sua vez a exposição à luz solar estimula o corpo a produzir vitamina D, mas o protetor solar interrompe esse processo.
Muitos especialistas recomendam a exposição ao sol sem protetor solar todos os dias de vinte minutos para conseguirmos ter a dose recomendada de 10000 ui. Isso ajuda-nos a produzir vitamina D naturalmente, evitando no entanto os horários mais fortes de sol (das 11h00 às 15h00).
A vitamina D é importante para o equilíbrio hormonal, fertilidade, humor, energia e muito mais. Se a vitamina D estiver baixa, como acontece com muitas de nós, pode ser quase impossível melhorar a endometriose, problemas de menstruação, fertilidade e outros.
Mas então como escolher os protetores solares mais seguros - deves evitar protetores solares com oxibenzona e benzofenona, sendo que este último penetra na pele imitando os efeitos de estrogéneo no organismo - opta por protectores solares minerais que usam dióxido de titânio e óxido de zinco como ingredientes ativos. Estes não penetram na pele, refletindo os raios solares e são ingredientes seguros.
Yorumlar