Estudos mostram que há muitos benefícios para as pessoas quando as famílias comem juntas ou quando partilham uma refeição com outras pessoas.
Ter um diagnóstico de endometriose e perceber a necessidade e os benefícios que uma alimentação anti inflamatória tem no combate à doença, podem afectar mais do que apenas a dieta da sua portadora pois adoptar uma maneira diferente de comer e observar cuidadosamente quais os alimentos que ingerimos antes de uma refeição pode ser stressante.
Também pode afectar como alguém come, e a sua atitude em relação à comida.
Devido ao risco potencial do aumento dos sintomas e dores ao ingerir alimentos inflamatórios, podemos sentirmo-nos menos inclinadas a partilhar refeições com as outras pessoas. No entanto é importante poder continuar a partilhar as refeições por vários motivos: partilhar refeições pode trazer prazer, mas também outros benefícios para a saúde física e mental.
Aqui está o que algumas das pesquisas actuais dizem sobre os benefícios potenciais para pessoas que comem mais refeições em família ou refeições partilhadas. (Fonte: Benefícios da dieta e da saúde associados à alimentação em casa e à partilha de refeições em casa: uma revisão sistemática )
Qualidade da dieta
Adultos, crianças e adolescentes, comem mais frutas e vegetais e menos alimentos fritos ou açucarados ao partilhar uma refeição caseira em família. Isso pode levar a uma melhor qualidade da dieta para todos e não só para a pessoa com endometriose. Essas melhorias na dieta significam uma maior ingestão de algumas vitaminas e minerais, fundamentais para a saúde intestinal, a diminuição da inflamação no organismo e consequente melhoria nos sintomas e dores da endometriose.
Efeitos emocionais e sociais
As refeições partilhadas podem também ajudar as pessoas com endometriose a sentirem-se menos isoladas e solitárias na sua jornada de cura. Ao partilhar as suas refeições, as pessoas com endometriose sentem que os seus familiares as apoiam nas suas decisões e motivam-nas a manterem uma alimentação saudável.
As refeições familiares regulares ajudam por isso no bem-estar psicológico geral.
Sentar-se à mesa juntos proporciona ainda um tempo e um lugar para conversar ajudando também na qualidade do relacionamento familiar.
Comer uma alimentação anti-inflamatória e refeições partilhadas
Podes experimentar o prazer de refeições partilhadas e obter outros benefícios, mesmo partilhando a mesa com pessoas que fazem outro tipo de alimentação. Para reduzir o stress de partilhar uma refeição anti-inflamatória, vai preparada, sê observadora e faz perguntas. Se estás com a família ou amigos, fala sobre as tuas necessidades claramente. Para quem não conhece a alimentação anti-inflamatória, pode ser necessária alguma educação sobre o que isso significa.
O momento da refeição deve ser um momento prazeroso e calmo, por isso encara este processo de uma forma leve, sem expectativas exageradas, sem culpas, que respeite acima de tudo o teu tempo, o teu estado de espírito e as tuas vontades.
Estar motivado é importante, mas nem sempre o estamos e por isso, encarar este processo com tranquilidade, conseguirá, nos momentos mais difíceis, que continues a executar os teus planos.
Comentários