Os sintomas gastrointestinais são comuns em mulheres com endometriose. Muitos destes sintomas são altamente semelhantes à síndrome do intestino irritável (SII), o que faz com que muitas mulheres com endometriose sejam inicialmente incorretamente diagnosticadas com SII em vez de endometriose.
O sintoma mais comum é o inchaço. Outros sintomas são também diarreia, prisão de ventre, náuseas e evacuações dolorosas e ocorrem independentemente da localização das lesões de endometriose. Em algumas mulheres, a endometriose pode-se infiltrar no intestino, alterar o seu posicionamento, assim como dos órgãos mais próximos. Isso pode causar prisão de ventre, diarreia, distensão abdominal, náuseas, dor ao urinar e evacuações dolorosas.
De acordo com os resultados da Terceira Pesquisa Anual sobre Endometriose na América, 30 por cento das portadoras de endometriose também foram diagnosticados com SII e:
70 por cento têm diarreia.
75 por cento têm prisão de ventre.
76 por cento têm náuseas.
10 por cento têm síndrome de fadiga crónica.
12 por cento têm fibromialgia.
Sintomas partilhados entre SII e endometriose
A SII e a endometriose têm sintomas semelhantes especialmente quando há lesões de endometriose ou tecido implantado nas paredes intestinais:
Evacuações intestinais dolorosas
Cólica abdominal
Obstipação
Diarreia
Excesso de gás ou inchaço
Náuseas
Dor abdominal
Dor retal
Rastrear quando os sintomas ocorrem pode ajudar a identificar a diferença entre SII e endometriose. Por exemplo, uma pessoa com endometriose com problemas intestinais pode ter sintomas piores durante a menstruação ou em pontos diferentes durante o ciclo menstrual. Por outro lado, uma pessoa com SII pode apresentar sintomas o tempo todo ou de forma aleatória. No entanto, nem sempre é fácil dizer a diferença entre SII e endometriose apenas pelos sintomas porque muitos sintomas sobrepõem-se. É comum que ambas as condições sejam diagnosticadas incorretamente.
Em muitos casos, a implantação de tecido endometrial directamente na parede intestinal pode fazer com que as duas condições ocorram ao mesmo tempo. É comum que os tecidos da endometriose se implantem em áreas que afectam os intestinos. Isso inclui:
Dentro da parede abdominal
Espaço no abdómen entre o reto e o útero (chamado fundo de saco posterior ou bolsa de Douglas)
Apêndice
Reto
Cólon
À medida que o tecido da endometriose nessas áreas se desintegra, pode causar problemas com os movimentos intestinais e dor abdominal. É também possível que uma pessoa com endometriose desenvolva SII ou sintomas semelhantes mesmo que os tecidos afectados não tenham impacto directo nos intestinos.
E o que é SBID/SIBO? Acredita-se que SIBO (sigla em inglês) ou Supercrescimento Bacteriano no Intestino Delgado (SBID) seja a causa de dois terços dos casos de SII. A maioria das bactérias do trato gastrointestinal vive no intestino grosso. O SIBO ocorre quando há muitas bactérias no intestino delgado.
As bactérias fermentam alimentos que causam uma série de sintomas de SII, como inchaço, dor abdominal, prisão de ventre e / ou diarreia. O SIBO está relacionado a uma variedade de condições de saúde, incluindo endometriose, obesidade, hipotiroidismo, doença celíaca e diabetes mellitus.
O SIBO pode fazer com que os alimentos não sejam digeridos adequadamente, causando deficiências nutricionais em vitaminas lipossolúveis, como vitamina A, D e E e também em proteínas, carboidratos e gorduras.
A causa exata do SIBO é desconhecida, mas pode haver alguns factores contribuintes:
As aderências por endometriose ou cirurgias podem alterar a estrutura e função do trato digestivo.
A endometriose está ligada à disbiose, que é um microbioma desequilibrado e permeabilidade intestinal.
O stress crónico pode contribuir prejudicando a capacidade de mover os alimentos ao longo do trato digestivo e aumentando a inflamação intestinal.
Como o SIBO é diagnosticado e tratado?
O SIBO é geralmente diagnosticado através de um teste respiratório poderá ser tratado com antibióticos ou antimicrobianos à base de ervas. Faz parte ainda do tratamento fazer uma dieta que restringe os carboidratos, que são os alimentos preferidos das bactérias.
Por isso muitas vezes as mulheres com endometriose queixam-se que até beber um copo de água lhes parece causar inchaço abdominal. Queixam-se de não conseguir comer nada mesmo estando a ter uma alimentação sem glúten, sem lactose, com vegetais, aquilo que consideramos uma dieta anti inflamatória.
Pode estar por trás destes seus sintomas outras doenças como vimos neste artigo que importam ser despistadas, diagnosticadas e tratadas para que todo o trato gastrointestinal possa funcionar bem.
Kommentare