É provável que nunca tenhas ouvido falar na quercetina - uma substância que, apesar de ser pouco conhecida, está presente em grande parte dos alimentos que consumimos. Ela pertence ao grupo dos antioxidantes, sendo responsável pela pigmentação de várias frutas e vegetais, e fundamental para o funcionamento do nosso corpo.
Quercetina é um tipo de flavonoide que combate a acção dos radicais livres
Os flavonoides são compostos com acção antioxidante e anti-inflamatória, conhecidos por fortalecer a imunidade e auxiliar na prevenção de doenças (como a endometriose).
A quercetina é conhecida por ter um forte poder anti-inflamatório (sendo usada para aliviar dores) e também é óptima para o combate de alergias (tanto alimentares quanto respiratórias).
Outro ponto positivo dessa substância, em específico, é que ela também ajuda a prevenir problemas cardiovasculares, pois tem efeito antitrombótico - ou seja, evita a formação de coágulos.
Estudos sobre o efeito da Quercetina na Endometriose
Estudos em ratos mostraram que a quercetina serviu para inibir o crescimento da endometriose, diminuindo os níveis de estrogénio, retardando o seu desenvolvimento.
Em outro estudo com ratos, a quercetina reduziu significativamente o tamanho das lesões de endometriose.
A quercetina é anti-inflamatória e de suporte imunológico, o que é obviamente importante na endometriose, pois sabemos que a inflamação é alta e o sistema imunológico está comprometido.
Também ajuda no tratamento do intestino permeável e é também um poderoso histamínico que pode ser usado para reduzir reações alérgicas, intolerância à histamina e sintomas de asma.
A dose adequada para se conseguir colher os benefícios tanto na inflamação quanto na endometriose e da histamina (que se sabe ser um problema comum em pessoas com endometriose) será de 500 mg por seis meses no mínimo (a menos que exista alguma reacção, e nesse caso, pára imediatamente).
A partir dos estudos e revisões, a quercetina é considerada segura, mas reduz o estrogénio e a progesterona. Por isso se tens progesterona baixa consome com cautela e pede sempre conselhos ao teu médico no consumo de qualquer suplemento.
Alimentos com Quercetina
Para consumir quercetina no dia a dia (além da suplementação), basta dar preferência aos vegetais, como cebola, maçã, brócolos, alcaparras, uva, limão e pimentão amarelo. Todos esses alimentos são fontes de flavonoides e devem fazer parte da tua alimentação.
Referências:
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19462895/
https://www.hindawi.com/journals/ecam/2014/781684/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4808895/
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19297429/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6273625/
https://avivaromm.com/remedies-seasonal-allergies/
Comments