Somos criaturas de hábitos e os nossos hábitos influenciam muito os resultados que vemos na nossa saúde. Neste artigo, vou partilhar truques de hábitos de dois autores para que possas fazer com que os teus hábitos funcionem contigo.
Resumo
Intenções de implementação – Em vez de dizeres, "vou fazer exercício amanhã", indica claramente quando e onde vais fazer exercício.
Elimina as Barreiras de Iniciação – Shawn queria criar o hábito de praticar guitarra, mas ao colocar a sua guitarra em difícil acesso, ele criou algo conhecido como barreira de iniciação.
Criação de um Hábito – Define as intenções de implementação, identifica e derruba quaisquer barreiras de iniciação que estejam no teu caminho.
Neste vídeo, vais aprender…
Dicas úteis sobre como seguir com os teus objetivos de treino.
Maneiras de identificar o que está a atrapalhar os teus objetivos.
Dois truques de hábitos que irão ajudar-te a desenvolver resultados duradouros.
Hábitos para o sucesso
A primeira lei do movimento de Newton ensina-nos que um objeto em repouso permanece em repouso e um objeto em movimento permanece em movimento.
Se aplicarmos essa lei ao modo como vivemos as nossas vidas, podemos dizer que temos uma tendência natural de continuar a fazer o que temos feito até aqui.
Isso é óptimo se tens o hábito de te exercitar regularmente, mas e se esse não for o teu caso? Como podes criar novos hábitos para que possas sair do sofá começares a movimentar-te?
Intenções de implementação
No seu livro, Hábitos Atómicos, James Clear partilha que uma das melhores maneiras de começar um novo hábito é fazendo algo chamado de "Intenções de Implementação".
No livro, ele discute um estudo destinado a fazer com que as pessoas tenham o hábito de se exercitar.
Os participantes do estudo foram divididos em grupos. Ambos os grupos experimentais receberam materiais motivacionais que explicavam os benefícios do exercício e apenas um dos grupos recebeu uma instrução adicional: foram instruídos a formular um plano para quando e onde se exercitariam durante a semana.
Cada membro do grupo foi solicitado a completar esta frase,
“Durante a próxima semana, irei fazer pelo menos 20 minutos de exercícios vigorosos em [DIA] às [HORAS] em [LUGAR].”
Este simples exercício fez com que o grupo duplicasse as suas sessões de exercícios em relação ao grupo que recebeu apenas os materiais de motivação.
A frase que eles completaram é o que se chama de intenção de implementação.
Isso aumenta a probabilidade de cumprires as tuas intenções, fazendo com que especifiques quando e onde a ação pretendida irá ocorrer.
Tenta isso agora e deixa a tua declaração clara.
Em vez de dizeres, "vou fazer exercício amanhã", indica claramente quando e onde vais fazer exercício. Ao afirmares: “Eu irei directamente para o ginásio amanhã quando sair do trabalho às 17h", aumentas a probabilidade de realmente o fazer.
As intenções de implementação irão ajudar-te a sair do sofá e ir para o ginásio, mas como fazer essa ação tornar-se um hábito?
Eliminando Barreiras de Iniciação
No seu livro, A Vantagem da Felicidade, Shawn Achor conta a história de como ele tentou criar o hábito de praticar guitarra.
A sabedoria popular dizia-lhe que leva 21 dias para criarmos um novo hábito, então ele fez um gráfico com 21 dias e marcava cada vez que praticava.
No final dos 21 dias, ele tinha apenas quatro marcas o que foi uma falha completa.
Em vez de desistir, ele perguntou-se por que falhou.
Ele suspeitava que o seu fracasso era porque a sua guitarra estava enfiada num armário. De cada vez que ele pensava em praticar, era necessário que ele se levantasse do sofá, andasse cerca de 20 segundos até ao armário e pegasse na guitarra.
Isso não parece grande problema, mas provou ser apenas isso mesmo.
Ao tornar a sua guitarra de difícil acesso, ele criou algo conhecido como barreira de iniciação. Foi essa barreira de iniciação que o impediu de praticar.
Em outras palavras, era simplesmente mais fácil para ele ficar sentado no sofá, do que tomar a iniciativa de se levantar e pegar na guitarra.
Sendo o cientista que ele é, ele conduziu nova experiência. Ele fez um novo gráfico com 21 dias, saiu e comprou um suporte de guitarra e colocou a guitarra na sua sala de estar ao lado do sofá. Ao final dos 21 dias, ele tinha 21 marcas de verificação no seu gráfico.
A moral da história
Se desejas criar o hábito de te exercitares regularmente, precisas identificar e derrubar quaisquer barreiras de iniciação que estejam no teu caminho.
Isso pode ser tão fácil quanto calçar os ténis antes de sair do escritório, para que estejas mais inclinado para caminhar antes de chegar a casa.
Pode significar dormir com as roupas de ginástica para que, ao acordar, já estejas vestida para te exercitares.
Essas pequenas mudanças irão aumentar a probabilidade de seguires em frente.
A ciência mostrou que os hábitos estão programados no nosso cérebro. Tendemos a seguir os nossos hábitos, mesmo que sejam contra o nosso bom senso.
Definir as intenções de implementação e quebrar as barreiras de iniciação são duas maneiras de criar novos hábitos. Eu encorajo-te a agir agora:
Nos comentários, completa esta frase:
“Amanhã, irei fazer pelo menos 20 minutos de exercícios vigorosos em [DIA] às [HORAS] em [LOCAL].”
Se quiseres dar um passo ainda mais à frente, partilha qualquer barreira de iniciação em potencial que possa impedir-te de tomar essa acção juntamente com a solução para derrubar essa barreira.
Aguardo os teus comentários. Bons exercícios!
Comments